fbpx
acordo sobre fundos europeus

Vêm aí 15.5 mil milhões em subvenções?

Comentário Ld: Vêm aí 15.5 mil milhões em subvenções? Ainda não se sabe bem como (subvenções vs empréstimos) nem quando (todos os pormenores eram para ter sido aprovados em Junho…) mas uma coisa é certa. Vêm aí muitos fundos europeus para ajudar os países a ultrapassar esta crise. Algo muito diferente do que aconteceu na crise de 2008. A forma como os utilizarmos terá um impacto muito importante no sucesso da recuperação em Portugal

 

Caso a proposta da Comissão Europeia seja aprovada no Conselho Europeu, Portugal receberá 26,3 mil milhões de euros do fundo de recuperação europeu pós-pandemia.

A proposta da Comissão Europeia para o Fundo de Recuperação Europeu pós-pandemia prevê que Portugal venha a receber 26,3 mil milhões de euros, apurou o ECO.

Os 26,3 mil milhões de euros são divididos entre 15,5 mil milhões de euros a fundo perdido e 10,8 mil milhões de euros de empréstimos. Este valor corresponde a cerca de 13% do PIB português em 2019 e a cerca de 3,5% do valor total do fundo de 750 mil milhões de euros.

No documento sobre a pré alocação dos fundos, a Comissão Europeia refere que os 15,5 mil milhões de euros em subvenções incluem os valores do REACT EU, RRF, Just Transition Fund (Fundo da Transição Justa) e Rural Development.

Já os empréstimos são calculados com base no peso do RNB (rendimento nacional bruto) de Portugal no da União Europeia e relativamente à média europeia. Os países com um riqueza inferior à média europeia são dos mais beneficiados.

 

Fonte: Eco.pt, editado por Pedro Duarte

Share this post

Translate »