Fatura de eletricidade vai aumentar para empresas
Comentário Ld: A fatura de eletricidade vai aumentar para empresas nos próximos tempos. Temos conhecimento inclusive de algumas rescisões unilaterais de contratos, devido ao pico do preço de mercado da energia. O nosso serviço de consultoria energética é uma mais-valia para qualquer empresa. Nos clientes analisados em 2021 conseguimos poupanças entre 9% e 31% no custo da energia! Preencha o formulário abaixo para obter mais informações.
Os primeiros a sentir o aumento de preços têm contratos de energia de curta duração ou indexados ao mercado.
Se é certo que os preços da eletricidade vão mesmo subir, em média, 3% já no próximo mês de julho para quase um milhão de portugueses, que ainda permanecem no mercado regulado, por decisão da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, o mesmo cenário também é garantido para empresas e consumidores industriais.
Quem o diz são as comercializadoras de energia EDP Comercial e Iberdrola. De acordo com fonte oficial da EDP, tanto no segmento dos grandes consumidores como no segmento dos industriais, os primeiros a sofrer com os atuais preços diários de 91 euros por MWh registados no Mercado Ibérico de Eletricidade serão aqueles que têm contratos de fornecimento de eletricidade diretamente indexados ao mercado spot diário e cujas faturas oscilam ao sabor dos preços grossistas em alta ou em baixa.
O mesmo é válido para as empresas e indústrias que estão neste preciso momento a renovar os seus contratos. Dita a tradição que este segmento de mercado tradicionalmente opta por contratos de mais curta duração.
“É cada vez mais importante que comercializadoras como a EDP Comercial tenham um espetro alargado de produtos de energia que permitam às empresas adaptar a sua estratégia a uma maior ou menor exposição aos preços do mercado grossista. São exemplo disso os contratos PPA, com visibilidade sobre os preços por um longo período e que, adicionalmente, permitem o desenvolvimento de um novo parque eólico ou solar, contribuindo para a transição energética”, explica a mesma fonte.
Outra fonte importante de poupanças para as empresas, acrescenta ainda a EDP, são as medidas de eficiência energética que possibilitam às empresas reduzir o seu consumo, ou mesmo a produção de energia solar localmente que permite diminuir o consumo de energia da rede e, consequentemente, a exposição ao mercado.
Contacte-nos para mais informações.
Fonte: Eco.pt, editado por Raquel Cunha
