fbpx
Rendibilidade das empresas portuguesas atingiu os 9,2% no quarto trimestre do ano passado

Rendibilidade das empresas bate recorde no final de 2022

Rendibilidade das empresas bate recorde no final de 2022

Empresas estão mais rentáveis e menos dependentes do capital alheio.

Rendibilidade das empresas portuguesas atingiu os 9,2% no quarto trimestre do ano passado, registando o valor mais elevado desde, pelo menos, 2006, quando começa a série do Banco de Portugal.

Medida pelo rácio entre os resultados antes de amortizações, depreciações, juros e impostos (EBITDA) e o total do ativo, a rendibilidade das empresas portuguesas sobe há oito trimestres consecutivos, depois de ter registado um período de queda por conta da crise pandémica, superando a taxa máxima de 9% que tinha registado em 2007.

De acordo com os dados divulgados  pelo Banco de Portugal, a rendibilidade do ativo nas empresas privadas aumentou em praticamente todos os setores de atividade, com destaque para os setores dos transportes e armazenagem e do comércio, que tiveram aumentos de 4,4 e de 3 pontos percentuais, respetivamente, em relação ao quarto trimestre de 2021.

A exceção foi o setor da construção, que teve uma redução da rendibilidade do ativo de 0,1 pontos percentuais relativamente ao ano anterior.

No setor público, a rendibilidade das empresas fixou-se em 7,4% do ativo, que compara com os -4,5% no final de 2021.

Fonte: Sapo, editado por Bruna Correia (ver noticia completa em): https://eco.sapo.pt/2023/04/12/rendibilidade-das-empresas-bate-recorde-no-final-de-2022/

Contacte-nos para mais informações:

Contacte-nos

 

 

Candidaturas

Cada empresa pode apresentar mais do que uma candidatura, desde que respeitem um intervalo de tempo de 3 meses entre a data da aprovação da anterior e a data da submissão da nova candidatura.
As candidaturas são apresentadas em contínuo, através de formulário disponível no portal do Turismo de Portugal, I.P.
No caso das candidaturas relativas a empresas que já beneficiaram do apoio concedido pela presente linha de apoio, o Turismo de Portugal, I. P. aproveita a informação constante do processo de candidatura anterior, salvo declaração em contrário proferida pelas empresas no momento da apresentação do formulário de candidatura.

As novas candidaturas devem ser acompanhadas dos seguintes documentos:

a)Declaração de remunerações entregue na segurança social relativa aos trabalhadores existentes na empresa em 29 de fevereiro de 2020, tratando-se de microempresas,ou relativa aos trabalhadores existentes na empresa em 30 de novembro de 2020,no caso de pequenas empresas;

b)Autorização de consulta eletrónica da situação tributária e contributiva tendo em conta os seguintes dados do Turismo de Portugal, I.P., necessários para aautorização: Número de Identificação Fiscal 508666236 e Número de Identificação da Segurança Social 20003562314;

c)Código de acesso à certidão permanente de registo comercial;

d) Comprovativo do IBAN da entidade promotora da candidatura para a realização da transferência do apoio financeiro.

A Ld Conhecimento é especialista neste tipo de candidaturas. Contacte-nos para mais informações.

Contacte-nos

Share this post

Translate »