fbpx
Porto vai dar benefícios fiscais às startups

Porto vai dar benefícios fiscais às startups

Startups e scaleups com sede no concelho do Porto vão ter isenção de derrama municipal e redução ou isenção de outras taxas municipais.

As startups e scaleups com sede no concelho do Porto vão ter isenção de derrama municipal e redução ou isenção de outras taxas municipais. A decisão resulta do memorando de entendimento fechado entre a câmara municipal e a Startup Portugal, organização que acaba de abrir um escritório a Norte, com cinco pessoas.

“A abertura de um escritório na cidade do Porto por parte da Startup Portugal reconhece a relevância do ecossistema de empreendedorismo da cidade e de toda a região Norte, demonstrando a aposta contínua ao apoio à capacidade de transformação e retransformação da base económica do país”, afirma Ricardo Valente, vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo da Câmara Municipal do Porto, citado em comunicado.

O novo escritório da Startup Portugal terá como objetivo promover o ecossistema empreendedor na zona Norte do país, que acolhe mais de 1.200 startups, que valem aproximadamente 8,9 mil milhões de euros (27% do total do ecossistema português). Desde 2020 já levantaram mais de 2 mil milhões de euros, o equivalente a 40% do total levantado pelo ecossistema português, segundo dados partilhados pela Startup Portugal.

A Startup Portugal e autarquia fecharam um memorando de entendimento que, entre os diversos compromissos estabelecidos, prevê “a possibilidade de isenção do imposto de derrama municipal para empresas reconhecidas como startups e scaleups sediadas no concelho do Porto”. Além disso, prevê o surgimento de outros benefícios fiscais complementares para startups e scaleups.”

O Porto é o 7.º município a comprometer-se com a aplicação de uma isenção de derrama às empresas reconhecidas pela Startup Portugal.

Fonte: eco.sapo.pt

(29/06/2024)

Share this post

Translate »